Sucesso Universitário:

Plataforma inovadora onde professores, coordenadores e gestores colaboram entre si para aumentar as chances de sucesso do estudante durante sua jornada universitária.

O princípio básico da plataforma é bem simples: todo estudante com problemas em sua trajetória acadêmica é uma oportunidade para retenção ou engajamento. Se o estudante tem problemas, mas a instituição não atua de forma pró-ativa, uma oportunidade de retenção ou engajamento será perdida.


Folder da plataforma >> Folder da plataforma

Como funciona?

Os professores observam o comportamento e motivação dos alunos na sala de aula. Quando vários professores indicam que determinado aluno possui algum problema, este estudante é encaminhado até um agente para que o caso possa ser avaliado.

Este agente pode ser o coordenador do curso ou alguém do setor de gestão de permanência. O tratamento do caso será analisado e ao final do processo será possível avaliar a eficiência de todos os casos tratados.

Além dos feedbacks dos professores, os dados presentes nos diversos recursos tecnológicos da instituição também podem ajudar a descrever com precisão como está sendo a experiência dos alunos durante sua trajetória. Estes dados também podem revelar diversas oportunidades para retenção ou engajamento.

Características do processo:

Cada um dos atores envolvidos no processo realizam ações pontuais que não comprometem as demais atividades do dia a dia. Abaixo estão listadas as principais ações a serem registradas na plataforma por cada um dos atores envolvidos.

Feedbacks semanais

Toda semana os professores enviam uma avaliação comportamental para 3 alunos que fazem parte da sua lista de chamada, ponderando como está o engajamento destes estudantes em sala de aula.

O processo de envio de feedbacks é muito simples, podendo ser realizado de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone) e levando no máximo 30 segundos para ser efetuado.



Alertas pró-ativos

Os professores podem gerar alertas quando observam alguma situação que merece atenção. O caso será compartilhado com todos os professores que lecionam alguma disciplina para o aluno em questão.

Caso os demais professores também concordem com a situação relatada, o alerta se transformará em um risco a ser tratado pelo agente mais adequado.

Cada professor possui seu próprio painel para acompanhar o andamento dos casos levantados.

Gestão dos riscos

Quando algum aluno apresentar um comportamento divergente em relação aos demais colegas de turma, o agente responsável pelo caso será automaticamente informado pela plataforma.

Cada agente possui seu painel individual para gerenciar e tratar os riscos levantados. Neste painel, também será possível acompanhar os indicadores de performance para os casos que estão sob sua responsabilidade.



Tratamento do caso

O tratamento realizado para cada aluno é registrado de forma individual na plataforma.

As informações registradas serão utilizadas como base para as análises de performance que estarão à disposição dos gestores do processo.

Análises gerenciais

Os gestores contam com diversos painéis gerenciais para o acompanhamento geral do processo de monitoramento.

Será possível analisar quantos casos foram levantados, quantos alunos foram recuperados, quantos alunos foram engajados e também quantos alunos desistiram do curso apesar do tratamento realizado.



Versões disponíveis:

Básica

Ideal para as instituições que estão iniciando o processo de gestão da permanência. Nesta versão, o mapeamento dos alunos em risco é realizado com base nos feedbacks e alertas pró-ativos dos professores.

Completa

Além das características da versão básica, a versão completa possui a inteligência para analisar de forma descritiva e preditiva os dados mais comumente encontrados nas instituições, tais como: dados de frequência escolar, dados de desempenho e dados financeiros dos alunos.

Personalizada

Neste caso, o modelo preditivo para a identificação dos alunos em risco será desenvolvido de forma personalizada para a instituição de acordo com os dados disponíveis no seu ambiente tecnológico.

Por que implantar a plataforma na sua instituição?

Retorno do investimento

A recuperação de apenas 1 ou 2 alunos será suficiente para arcar com os custos de assinatura da plataforma por um longo período de tempo.

Cenário competitivo atual

Com o recente aumento da oferta de cursos universitários, nenhuma instituição pode se dar ao luxo de perder alunos por motivos facilmente contornáveis.

Resultados rápidos

Setup inicial da plataforma disponível em no máximo 2 semanas e resultados obtidos já no primeiro semestre de utilização.

Principais benefícios:

Quando aplicada em casos reais, a plataforma Sucesso Universitário gerou uma redução média de 6% na taxa de evasão. Esta redução é calculada com base nos alunos que realmente iriam evadir, mas que resolveram continuar na instituição, após o contato e tratamento do problema. Ficou evidenciado que de cada 100 evasões, 6 poderiam ser evitadas caso a instituição tentasse resolver a situação do aluno antes da desistência.

A princípio, a taxa de 6% pode parecer pequena, mas por outro lado, esta taxa pode ser surpreendente quando consideramos a perda financeira para a instituição. Preparamos uma calculadora específica para que a instituição possa simular a perda financeira com a evasão. Para acessá-la, basta clicar aqui.

O sucesso do estudante significa o sucesso da instituição. O estudante que teve sucesso recomendará a instituição para os familiares e amigos. O estudante que não teve sucesso tende a culpar a instituição pelo próprio fracasso.

Por exemplo: se um estudante escolhe um curso inadequado de acordo com seu perfil, ele terá grandes chances de evadir. Ao abandonar o curso, este estudante tende a encontrar culpados pelo próprio fracasso e neste caso, a instituição poderá receber uma recomendação negativa, o que nem sempre será justo e verdadeiro.

Se o contato com o estudante for realizado antes do abandono do curso, a instituição tem grandes chances de ajudar o estudante a enxergar e resolver o problema. E mesmo que o estudante desista do curso, a chance da recomendação negativa diminuiu consideravelmente após esta abordagem.

Obs: Para superar uma experiência negativa, serão necessárias 3 experiências positivas (Frederickson,1998).

Ao adotar a plataforma Sucesso Universitário, a instituição poderá aumentar sua nota de avaliação do MEC nos seguintes critérios:

  • Apoio ao discente (Indicador 1.12 - Instrumento 2017): para que a instituição tenha nota 5 neste critério, será necessário um processo de gestão de permanência e inovação.
  • Coordenador do curso (Indicador 2.3 - Instrumento 2017): para ter nota 4, a instituição precisa ter indicadores de desempenho da coordenação para a contínua melhoria dos processos.

Principais vantagens:

A instituição não precisará se preocupar com investimentos em infra-estrutura e terá uma solução com a disponibilidade e a escalabilidade necessária.

Diferentemente de outras soluções, a plataforma Sucesso Universitário não exige que o usuário fique acompanhando gráficos ou indicadores a todo momento.

A plataforma tem a inteligência suficiente para identificar os prováveis casos de evasão de forma autônoma, permitindo que as pessoas envolvidas no processo possam executar as demais tarefas do dia a dia sem se preocupar com a detecção dos prováveis desistentes.

A plataforma estará em constante processo de análise e monitoramento. Quando observar um risco iminente de evasão, a plataforma enviará um comunicado ao responsável pelo tratamento do risco.

Utilizando o conceito de APIs, a plataforma é facilmente integrada ao ambiente tecnológico da instituição, tanto para receber quanto para enviar dados.

Caso prefira, entre em contato conosco através do e-mail: info@sucessouniversitario.com.br.

Que tal uma demo da solução?

A forma mais rápida para entender o processo é solicitar uma demonstração gratuita da solução, que pode ser online ou até mesmo presencial dependendendo da localização.

Agende uma demonstração


Perguntas mais frequentes:


Alguma dúvida ou consulta adicional? Entre em contato conosco, clicando aqui.

.

Inscreva-se no newsletter Sucesso Universitário

Por favor, informe seu e-mail e receba gratuitamente conteúdos essenciais para auxiliar sua instituição na retenção de alunos: