Sucesso Universitário

Ferramenta de apoio a gestão da permanência para instituições de ensino superior.

"Transforme as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em oportunidades para que sua instituição desenvolva uma experiência única para seus alunos."


Demo Nossos planos





O Sucesso Universitário [SU] é a ferramenta ideal para as instituições de ensino superior que almejam oferecer uma experiência diferenciada aos seus alunos: diagnosticando, analisando e remediando os reais problemas enfrentados pelos estudantes durante sua jornada acadêmica.

O SU é inovação e transformação digital para a sua instituição

Uma inovação que irá surpreender os seus alunos

Com base em processos simples, o SU disponibiliza um mecanismo inovador que utiliza a visão dos professores em sala de aula em conjunto com a inteligência artificial para identificar com antecedência aqueles estudantes que estão enfrentando dificuldades, antes mesmo que eles busquem ajuda à instituição.

Uma nova forma de impulsionar a transformação digital da sua instituição

A gestão da permanência é um importante passo para a transformação digital de qualquer instituição de ensino superior. O SU traz consigo uma abordagem inovadora capaz de endereçar tudo o que a sua instituição precisa para alcançar ótimos resultados na gestão da permanência dos seus estudantes.

Uma inovação que vai muito além de um software para previsão de evasão

Com o SU, além de enxergar onde estão os alunos com potencial chance de desistência, a instituição terá a sua disposição uma ferramenta completa para a gestão dos riscos levantados, permitindo uma análise detalhada da evolução dos indicadores de permanência semestre a semestre.

Benefícios que serão observados pela instituição após a adoção do SU:

Redução de 6% da evasão

Focando seus esforços nas reais causas dos problemas, a instituição aumenta consideravelmente as chances de manter os alunos na instituição.

Maior engajamento dos alunos

Mesmo que o problema não leve o aluno a uma eventual desistência, ao solucionar a questão, a instituição garante uma melhor experiência para o aluno.

Identificação das reais causas da desistência

Na maioria dos casos, os alunos não relatam as reais causas da desistência ao solicitar seu desligamento. Para saber os reais motivos é preciso contatar o estudante antes da tomada de decisão.

Aumento da avaliação do MEC

Adotando uma ferramenta para a gestão da permanência, a instituição poderá conseguir melhores avaliações nos itens 1.12 e 2.3 do instrumento 2017 do MEC.

Como funciona o SU?

O princípio básico da ferramenta é bem simples: todo estudante com problemas em sua trajetória acadêmica é uma oportunidade para retenção ou engajamento. Se o estudante tem problemas, mas a instituição não atua de forma pró-ativa, uma oportunidade de retenção ou engajamento será perdida.

Os professores observam o comportamento e motivação dos alunos na sala de aula. Quando vários professores indicam que determinado aluno possui algum problema, este estudante é encaminhado até um agente para que o caso possa ser avaliado.

Este agente pode ser o coordenador do curso ou alguém do setor de gestão de permanência. O tratamento do caso será analisado e ao final do processo será possível avaliar a eficiência de todos os casos tratados.

Além dos feedbacks dos professores, os dados presentes nos diversos recursos tecnológicos da instituição também podem ajudar a descrever com precisão como está sendo a experiência dos alunos durante sua trajetória. Estes dados também podem revelar diversas oportunidades para retenção ou engajamento.

Características do processo:

Cada um dos atores envolvidos no processo realizam ações pontuais que não comprometem as demais atividades do dia a dia. Abaixo estão listadas as principais ações a serem registradas na plataforma por cada um dos atores envolvidos.

Feedbacks semanais

Toda semana os professores enviam uma avaliação comportamental para 3 alunos que fazem parte da sua lista de chamada, ponderando como está o engajamento destes estudantes em sala de aula.

O processo de envio de feedbacks é muito simples, podendo ser realizado de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone) e levando no máximo 30 segundos para ser efetuado.



Alertas pró-ativos

Os professores podem gerar alertas quando observam alguma situação que merece atenção. O caso será compartilhado com todos os professores que lecionam alguma disciplina para o aluno em questão.

Caso os demais professores também concordem com a situação relatada, o alerta se transformará em um risco a ser tratado pelo agente mais adequado.

Cada professor possui seu próprio painel para acompanhar o andamento dos casos levantados.

Gestão dos riscos

Quando algum aluno apresentar um comportamento divergente em relação aos demais colegas de turma, o agente responsável pelo caso será automaticamente informado pela plataforma.

Cada agente possui seu painel individual para gerenciar e tratar os riscos levantados. Neste painel, também será possível acompanhar os indicadores de performance para os casos que estão sob sua responsabilidade.



Tratamento do caso

O tratamento realizado para cada aluno é registrado de forma individual na plataforma.

As informações registradas serão utilizadas como base para as análises de performance que estarão à disposição dos gestores do processo.

Análises gerenciais

Os gestores contam com diversos painéis gerenciais para o acompanhamento geral do processo de monitoramento.

Será possível analisar quantos casos foram levantados, quantos alunos foram recuperados, quantos alunos foram engajados e também quantos alunos desistiram do curso apesar do tratamento realizado.



Conheça um pouco melhor nossa proposta

Estamos conseguindo resultados incríveis, apoiando nossos clientes na gestão da permanência de seus alunos. Ao longo dos últimos 4 anos, desenvolvemos um mecanismo inovador que pode ser utilizado por qualquer instituição de ensino superior.

Desta forma, acreditamos que juntos poderemos criar uma parceria de sucesso entre a sua instituição e a nossa solução. Para que você possa entender melhor nossa proposta, preparamos um documento que pode ser baixado a partir do link abaixo:

Formato: PDF (15 páginas)

Download

Não deixe de conferir este caso de sucesso do SU

Preparamos uma página especialmente dedicada ao caso de sucesso do SU que alcançou os melhores resultados até o momento. Assim, você terá uma noção dos benefícios que também poderão ser atingidos pela sua instituição.

Caso de sucesso

Conheça nossos planos

O SU é disponibilizado através de uma assinatura mensal que se encaixa perfeitamente ao orçamento de qualquer instituição no Brasil. O valor desta assinatura varia de acordo com o número de alunos que serão monitorados pela ferramenta.

Caso seja de seu interesse, entre em contato conosco e solicite um orçamento específico para sua instituição.

Solicitar orçamento

Começar com o SU na sua instituição é muito mais fácil do que você imagina !

Basta importar os dados acadêmicos dos seus alunos através de um arquivo CSV e sua instituição já estará pronta para rodar o processo de suporte pró-ativo. Clique no vídeo e veja como é fácil!!!

Então, vamos dar o primeiro passo com o SU ?

Converse com um consultor especializado. Esta é a forma mais rápida para que possamos encaixar a nossa proposta aos objetivos da instituição.

Clique na opção abaixo e agende uma call no horário da sua preferência.

Conversar com um especialista

Ah! E você ainda tem a opção de baixar nossos e-books...

Preparamos uma série de materiais que exploram com detalhes como sua instituição poderá impulsionar a gestão da permanência. Acesse nossa central de conteúdos e baixe todos os materiais de forma gratuita.

Central de conteúdos

Algumas questões que você pode estar se perguntando:

O que é exatamente o Sucesso Universitário?

O Sucesso Universitário (SU) é uma plataforma SaaS (software as a service) disponível em nuvem que dispõe de diversas funcionalidades para que a instituição consiga lidar com a gestão da permanência dos seus alunos.

Para que você entenda um pouco melhor sobre estas funcionalidades, preparamos uma DEMO contendo as principais características. Esta demonstração irá abordar especialmente nosso mecanismo para levantar oportunidades de retenção e engajamento com base na visão dos professores.

Assisir a Demo

Os usuários precisarão instalar algum software ou aplicativo para rodar o SU?

Não existe a necessidade de nenhuma instalação nos dispositivos ou computadores dos usuários. Para acessar o SU, os usuários precisarão somente de um navegador de internet (Chrome, Internet Explorer, Firefox, Safari, etc). O SU poderá ser acessado de qualquer dispositivo (tablet, smartphone, laptop ou computador) a qualquer momento e em qualquer lugar.

O SU também funciona para a modalidade a distância (EAD)?

Sim. O SU possui diversas funcionalidades para explorar o contato presencial entre os alunos e os colaboradores da instituição, no intuito de detectar problemas e dificuldades vivenciadas pelos estudantes durante sua trajetória. Estes tipos de contatos podem ser mais observados em cursos presenciais e semi-presenciais (híbridos).

Já para o ensino a distância (EAD), a forma de detectar os alunos com problemas/dificuldades será exclusivamente através dos dados dos alunos presentes no ambiente virtual de aprendizagem, já que neste caso, o contato presencial é inexistente ou muito pouco frequente.

Por que implementar o SU na sua instituição?

  • Retorno do investimento: a recuperação de apenas 1 ou 2 alunos será suficiente para arcar com os custos de assinatura da plataforma por um longo período de tempo.
  • Cenário competitivo atual: com o recente aumento da oferta de cursos universitários, nenhuma instituição pode se dar ao luxo de perder alunos por motivos facilmente contornáveis.
  • Resultados rápidos: setup inicial da plataforma disponível em no máximo 2 semanas e resultados obtidos já no primeiro semestre de utilização.

Existe alguma forma gratuita de iniciar a utilização do SU?

Sim, existe um módulo do SU chamado SU-LAB. Trata-se de um big-data 100% gratuito que possibilita uma análise rápida, fácil e visual aos indicadores de permanência de qualquer instituição de ensino superior do Brasil.

Através do SU-LAB, você poderá fazer um estudo comparativo da sua instituição com as instituições da sua região de atuação. Os indicadores são calculados a partir dos dados públicos fornecidos pelo censo universitário do INEP.

Basta indicar o nome ou sigla da sua instituição e os indicadores de permanência já estarão disponíveis.

Acessar o SU-LAB

Mas, realmente compensa investir no SU?

Não temos dúvidas disso e vamos colocar alguns pontos importantes aqui. Em geral, percebemos que os gestores educacionais são bombardeados por ofertas de diversos softwares e plataformas. Por isto, este tipo de questionamento é muito natural.

No SU, o retorno do investimento é bem fácil de ser analisado. Basta considerar que o valor investido será recuperado com o pagamento das mensalidades dos estudantes que iriam abandonar o curso, mas que foram mantidos após as ações de retenção.

Considere uma taxa de recuperação estimada de 6%. Sendo assim, de cada 100 alunos desistentes, considere que 6 poderão ser recuperados. Preparamos uma calculadora para que você possa simular o retorno esperado para sua instituição.

Calculadora da retenção

O SU já está adequado a nova lei da LGPD (Lei geral da proteção dos dados)?

Sim, o Sucesso Universitário está em linha com as diretrizes apontadas na lei de proteção dos dados e neste sentido, devemos observar os seguintes pontos:

  • O SU não armazena dados críticos dos alunos, tais como: CPF, RG, etc.
  • O processo de monitoramento pró-ativo tem o intuito de beneficiar o aluno oferecendo um suporte acadêmico mais eficaz.
  • O SU possui uma opção específica para excluir o aluno do monitoramento, que deve ser utilizada para o caso do aluno sinalizar que não quer participar do processo.

Na prática, utilizamos dados bem similares aos que já são fornecidos para o Censo Universitário do INEP, dados estes que são abertos ao público em geral. Além disso, adotamos as tecnologias e práticas mais seguras do mercado.

Caso seja de seu interesse, entre em contato conosco para que possamos enviar o documento completo que contém todos os pontos da nossa política de privacidade dos dados.

Entrar em contato

Neste momento, a TI da nossa instituição está sobrecarregada. Ainda sim, será possível suportar uma solução como o SU?

Sim. Para rodar o mecanismo de suporte pró-ativo, por exemplo, o SU exige apenas a importação de um arquivo CSV com os dados acadêmicos. Todo ambiente é disponível em nuvem e requer apoios pontuais da TI apenas em situações bem específicas.

Como os professores podem contribuir com o processo de detecção de alunos com problemas?

Os professores podem colaborar na detecção de alunos com problemas para as modalidades de ensino onde há o contato direto do aluno com o professor, ou seja, nos cursos presenciais e em alguns tipos de cursos semi-presenciais ou híbridos.

Existem duas formas de colaboração dos professores:

  • Passiva: a cada semana, os professores recebem 3 alunos no intuito de avaliar o comportamento em sala de aula.
  • Ativa: o professor por iniciativa própria relata um problema com determinado aluno. Todos os outros professores tem a chance de indicar se concordam ou não com o relato. Havendo vários professores com a mesma opinião sobre o relato, um novo caso será direcionado ao agente responsável.

Qual o percentual de participação dos professores no processo?

O índice de participação dos professores chega a 90% em média. O processo de envio de feedbacks semanais é extremamente simples e pode ser realizado de qualquer lugar a qualquer hora. Sendo assim, o índice de participação é bem alto.

Nenhuma instituição que conheço está realizando algum projeto parecido. Por que então devemos nos preocupar com isso?

Este é um mecanismo de inovação, portanto é bem provável que você não veja nada parecido nos seus “vizinhos”. Por outro lado, é uma excelente oportunidade para a instituição inovar e sair na frente de seus competidores.

Esqueça os “vizinhos” por um instante e comece a refletir exclusivamente sobre os benefícios deste mecanismo para a sua instituição. Afinal, os inovadores são desbravadores e não se importam muito com o que seus “vizinhos” estão fazendo.

Se minha instituição já tem um software de CRM, por que devo me preocupar com o SU ?

O SU não é um software de CRM e também não tem o intuito de substituir este tipo de sistema. Na verdade, o SU e os softwares de CRMs são complementares e não concorrentes. A gestão da permanência no contexto de educação superior é um tema complexo e que vai além das fronteiras estabelecidas para um software de CRM.

Neste sentido, para atingir o nível de suporte otimizado, a instituição deverá contar com um software especialista como o SU. Se a instituição já conta com um CRM no seu ambiente tecnológico, uma integração entre o SU e o CRM será perfeitamente factível.

O SU pode ser adotado mesmo que a instituição ainda não tenha um setor ou departamento focado em permanência?

Sim. O mecanismo disponível no SU pode e deve ser adotado independentemente do fato da instituição possuir ou não um setor de específico para retenção. Por exemplo: os problemas acadêmicos dos alunos podem ser direcionados para o próprio coordenador do curso ou para o auxiliar do coordenador. Uma simples conversa com a coordenação pode resolver diversos problemas acadêmicos.

Ainda tem dúvidas, entre em contato conosco, clicando aqui.

Inscreva-se no newsletter Sucesso Universitário

Informe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos e novidades: