Caso de Sucesso: UNILAVRAS

Centro Universitário Unilavras [Foto panorâmica]

Sobre o UNILAVRAS

Com mais de 50 anos de atividade, o UNILAVRAS tem sua história mesclada com a vida de Lavras (localizada no sul de Minas Gerais a 240km da capital mineira), cidade esta reconhecida nacionalmente como um polo de educação.

Atualmente, o UNILAVRAS conta com 13 cursos de graduação na modalidade presencial, 11 cursos de graduação na modalidade semi-presencial (híbrido) e 7 cursos de graduação à distância (EAD). Além disso, a instituição conta com 9 cursos de pós-graduação.

Um projeto inovador

Visando oferecer a melhor experiência para o aluno durante sua trajetória acadêmica, o UNILAVRAS adotou a plataforma Sucesso Universitário no intuito de antecipar os eventuais problemas e dificuldades enfrentados pelos estudantes, para que assim seja possível fornecer suporte acadêmico necessário de forma precisa e eficiente.

Inicialmente o projeto abordou somente os cursos presenciais, mas depois se expandiu para as demais modalidades de ensino. Todo este processo está em plena atividade desde outubro de 2017.

Este projeto é considerado inovador, pois mudou a forma do UNILAVRAS atuar perante aos alunos. Anteriormente, a instituição atuava de forma reativa, solucionando os problemas a partir da solicitação dos estudantes. Agora, a instituição atua nos problemas de forma pró-ativa sem que os estudantes precisem contatar a instituição. Ou seja, a instituição antecipa os problemas para assim seja possível ter mais chances de fornecer o suporte necessário.

Os resultados

Os resultados foram observados já no primeiro semestre de utilização da plataforma. Em resumo, podemos condensar os principais resultados nos seguintes pontos abaixo:

  • 6% de redução da evasão: ao contatar os alunos antes da decisão de abandonar o curso, a instituição teve a oportunidade de orientá-los para que uma decisão precipitada não fosse tomada. Este tipo de orientação fez com que uma parte dos alunos repensasse a situação, mantendo-se na instituição ao invés de evadir.
  • Engajamento de alunos: uma parte dos alunos que foram contatados de forma pró-ativa não necessariamente iriam abandonar o curso, mas realmente tinham algum tipo de problema. Com a atuação dos coordenadores do curso, os problemas puderam ser solucionados, garantindo assim uma melhor experiência para o aluno.

Mais detalhes sobre o caso

Preparamos um vídeo (aprox. 2 minutos) que mostra o projeto com um pouco mais detalhes. Confira abaixo:

Depoimentos

Confira abaixo os depoimentos de alguns dos coordenadores que atuaram como agentes de retenção no processo:

"Conseguimos enxergar de fato onde estão nossos pontuais alunos que tem o perfil de evasão e conseguimos visualizá-los antes do momento da evasão."


Prof. Juliana Tiscoski

Coordenadora do Curso de Engenharia Civil

Depoimento completo:

"Ás vezes, o aluno não está mudando de instituição, mas sim, deixando de estudar. Então, resgatar este aluno significa resgatar um sonho. "


Prof. Kiyoko Uemura Utiumi

Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária

Depoimento completo:

Quer saber mais?

Gostaria de saber uma pouco mais sobre este caso de sucesso? Entre em contato conosco, clicando aqui.

.

Perguntas mais frequentes:


Alguma dúvida ou consulta adicional? Entre em contato conosco, clicando aqui.

.