Plataforma Sucesso Universitário

Sucesso Universitário é uma plataforma inovadora onde professores, coordenadores e gestores colaboram entre si para aumentar as chances de sucesso do estudante durante sua jornada universitária.

Com a plataforma, a instituição poderá antecipar as prováveis evasões, possibilitando assim, a chance de entender e tratar o problema do aluno antes que o mesmo tome a decisão de abandonar seu curso.


Principais benefícios:

Quando aplicada em casos reais, a plataforma Sucesso Universitário gerou uma redução média de 6% na taxa de evasão. Esta redução é calculada com base nos alunos que realmente iriam evadir, mas que resolveram continuar na instituição, após o contato e tratamento do problema. Ficou evidenciado que de cada 100 evasões, 6 poderiam ser evitadas caso a instituição tentasse resolver a situação do aluno antes da desistência.

A princípio, a taxa de 6% pode parecer pequena, mas por outro lado, esta taxa pode ser surpreendente quando consideramos a perda financeira para a instituição. Preparamos uma calculadora específica para que a instituição possa simular a perda financeira com a evasão. Para acessá-la, basta clicar aqui.

O sucesso do estudante significa o sucesso da instituição. O estudante que teve sucesso recomendará a instituição para os familiares e amigos. O estudante que não teve sucesso tende a culpar a instituição pelo próprio fracasso.

Por exemplo: se um estudante escolhe um curso inadequado de acordo com seu perfil, ele terá grandes chances de evadir. Ao abandonar o curso, este estudante tende a encontrar culpados pelo próprio fracasso e neste caso, a instituição poderá receber uma recomendação negativa, o que nem sempre será justo e verdadeiro.

Se o contato com o estudante for realizado antes do abandono do curso, a instituição tem grandes chances de ajudar o estudante a enxergar e resolver o problema. E mesmo que o estudante desista do curso, a chance da recomendação negativa diminuiu consideravelmente após esta abordagem.

Obs: Para superar uma experiência negativa, serão necessárias 3 experiências positivas (Frederickson,1998).

Ao adotar a plataforma Sucesso Universitário, a instituição poderá aumentar sua nota de avaliação do MEC nos seguintes critérios:

  • Apoio ao discente (Indicador 1.12 - Instrumento 2017): para que a instituição tenha nota 5 neste critério, será necessário um processo de gestão de permanência e inovação.
  • Coordenador do curso (Indicador 2.3 - Instrumento 2017): para ter nota 4, a instituição precisa ter indicadores de desempenho da coordenação para a contínua melhoria dos processos.

Principais vantagens:

A instituição não precisará se preocupar com investimentos em infra-estrutura e terá uma solução com a disponibilidade e a escalabilidade necessária.

Diferentemente de outras soluções, a plataforma Sucesso Universitário não exige que o usuário fique acompanhando gráficos ou indicadores a todo momento.

A plataforma tem a inteligência suficiente para identificar os prováveis casos de evasão de forma autônoma, permitindo que as pessoas envolvidas no processo possam executar as demais tarefas do dia a dia sem se preocupar com a detecção dos prováveis desistentes.

A plataforma estará em constante processo de análise e monitoramento. Quando observar um risco iminente de evasão, a plataforma enviará um comunicado ao responsável pelo tratamento do risco.

Utilizando o conceito de APIs, a plataforma é facilmente integrada ao ambiente tecnológico da instituição, tanto para receber quanto para enviar dados.


Como funciona?


Abaixo é ilustrado o funcionamento básico da plataforma:




O processo de retenção pró-ativa implementado pela plataforma Sucesso Universitário se divide nos seguintes passos:

  • Análise avançada dos dados: os dados dos alunos relacionados com a frequência escolar, dados de perfil, desempenho acadêmico, comportamento em sala de aula e dados financeiros são analisados no intuito de se encontrar padrões que apontem para uma provável desistência ou encontrar situações que indiquem algum problema com o aluno em questão.
  • Identificação do problema: utilizando-se do resultado das análises dos dados é possível identificar o tipo de problema enfrentado pelo aluno, como por exemplo, problemas motivacionais, problemas financeiros, etc.
  • Direcionamento do caso: depois que o problema é identificado, a plataforma aciona o agente de retenção mais adequado para tratar o caso em questão. Ex: Se for um problema de comportamento, o coordenador do curso é acionado. Se o aluno perdeu o prazo de uma atividade de um curso a distância, o tutor responsável é acionado.
  • Registro das ações: todas as ações realizadas pelos agentes são registradas na plataforma para posterior análise do processo.
  • Acompanhamento: os gestores podem acompanhar o processo, analisando o cumprimento das metas bem como o desempenho de cada agente de retenção.
  • Otimização: com o conhecimento obtido em vários casos analisados, os processos podem ser otimizados a fim de garantir um melhor retorno no processo de retenção.

Caso haja interesse em conhecer um pouco mais sobre nossa plataforma, por favor, entre em contato conosco. Basta clicar no botão abaixo:




Se preferir envie um e-mail para info@innervision.com.br.


Perguntas mais frequentes:


Alguma dúvida ou consulta adicional? Entre em contato conosco, clicando aqui.

.

Inscreva-se no newsletter Sucesso Universitário

Por favor, informe seu e-mail e receba gratuitamente conteúdos essenciais para auxiliar sua instituição na retenção de alunos: