Retenção de Alunos

04/04/2019 | Atualizado ás 11:37h

O segredo para a retenção é que todos estejam juntos e com o mesmo objetivo.

Quando pensamos em retenção de alunos, logo vem a pergunta: será que minha instituição já não conta com um processo para retenção? E a resposta é: muito provavelmente sim!

Vamos contextualizar esta ideia com uma história real observada por um dos consultores da Plataforma Sucesso Universitário durante uma visita á uma universidade:

Cheguei a universidade e fui até a portaria, pois precisava de uma autorização para entrar. Durante o tempo que estive aguardando a autorização, diversos estudantes passaram pela catraca eletrônica utilizando seu cartão de entrada. Porém, um determinado estudante esqueceu a carteirinha e pediu para o porteiro liberá-lo. O porteiro com toda educação se dirigiu ao estudante e disse que poderia liberá-lo, mas que seria importante que ele trouxesse a carteirinha da próxima vez. Depois, o porteiro virou-se para mim e disse: "tenho que tratar os estudantes com muita educação, pois eles são o motivo pelo qual eu tenho meu emprego."

O porteiro da história acima está em linha com um processo adequado de retenção. Na porta da instituição, o estudante já é bem recebido. Isto é o que o porteiro pode fazer para reter mais alunos.

O professor, o coordenador, o gestor, o pessoal de secretaria, todos de alguma forma, já realizam ou podem realizar pequenas tarefas para ajudar na retenção de alunos.

O professor que engaja os estudantes com seus conteúdos diferenciados está contribuindo para que os mesmos continuem no curso e desenvolvam novas habilidades.

O coordenador que observa que um estudante está nitidamente desaminado e vai procurá-lo para entender seu problema também está adotando uma prática de retenção.

O gestor que observa que a internet do campus está lenta e sugere novos investimentos para aumentar o conforto dos estudantes também tem sua contribuição neste sentido.

Enfim, todos os envolvidos tem um papel a ser desempenhado para reter mais alunos e muitos deles já o fazem de forma notável.

O grande problema é que cada setor adota suas próprias práticas de retenção e assim, fica muito difícil para a instituição visualizar os resultados obtidos. São diversas ações isoladas que cada pessoa ou setor executa, mas que não são visíveis para a gestão da instituição.

A maioria das instituições de ensino terá dificuldades para responder a maioria das perguntas abaixo:

• Quantas ações foram realizadas no intuito de combater a evasão?
  • Quantos alunos foram monitorados?
  • Quais as razões das evasões em cada um dos cursos?
  • Quantas evasões foram evitadas?
  • Quantos alunos desistentes podem ser recuperados no próximo semestre?
  • Qual foi o tipo de ação foi mais efetiva para reter alunos?

Ou seja, para que a instituição tenha um processo de retenção eficiente é necessário converter as ações em uma linguagem universal: "a linguagem dos números".

É preciso que a instituição possa concluir algo do tipo: "neste semestre, 350 ações de retenção foram executadas. Estas ações evitaram 12 evasões e a ação mais efetiva foi a resolução de conflitos entre professor e aluno."

Com o controle total do processo de retenção, a instituição poderá entender quais são os cursos que mais sofrem com evasão, por que os alunos estão desistindo, quantos alunos foram recuperados e também que tipos de ações e melhorias podem ser realizadas para que os estudantes tenham mais chance de continuar na instituição.

E para que todo este controle seja possível, a instituição deverá contar com uma plataforma especializada. Caso contrário, será quase impossível gerir e analisar todos os processos de forma eficiente, devido ao grande volume de informações envolvidas.

Em resumo, as instituições precisam organizar, medir e avaliar cada uma das ações de retenção executadas (semestre a semestre). Os resultados de um semestre serão a base para o plano de retenção do semestre posterior. E desta forma, a instituição estará evoluindo semestre a semestre a fim de obter a excelência no processo de retenção de alunos.

Periodicamente publicaremos artigos semelhantes a este, portanto, não deixe de considerar a possibilidade de se inscrever no nosso newsletter (conforme link mais abaixo). Assim, você poderá receber os artigos diretamente no seu e-mail.

©2019 Innervision. Todos os direitos reservados.

Alameda Sarutaiá, 160 - Jardim Paulista

São Paulo - SP | CEP: 01403-010