Blog >> Sucesso Universitário

Pesquisa sobre a evasão universitária

03/09/2018 | Atualizado ás 09:05h

Um estudo sobre como as pessoas enxergam a evasão dentro das universidades.

O blog Sucesso Universitário realizou uma pesquisa com o objetivo de entender como as pessoas enxergam a evasão dentro das universidades. Ao todo, 151 pessoas responderam ao questionário, sendo importante destacar que a maioria destas pessoas desempenha alguma função no universo acadêmico. Dentre os perfis entrevistados podemos destacar: professores, alunos, coordenadores, gestores e demais profissionais que trabalham no ambiente universitário (secretaria, departamento financeiro, TI, etc).

Antes de apresentarmos os resultados, é importante entender o perfil dos participantes. Abaixo a distribuição dos participantes de acordo com seu papel dentro do ambiente acadêmico:

Note que a maior parte dos participantes é formada por profissionais que atuam como professores. A partir de agora, iremos apresentar as perguntas e também os principais insights obtidos.

1 - Na sua opinião, qual são os problemas que mais influenciam os alunos a desistirem do curso?

Principais insights:

• Lamentavelmente, muitos estudantes do ensino privado não tem as condições mínimas para arcar com os custos das mensalidades.
  • A grande maioria dos estudantes não tem acesso à uma orientação vocacional adequada durante o ensino médio. Sendo assim, escolhem o curso de forma precipitada, o que poderá gerar uma evasão por motivos vocacionais.
  • Em alguns casos, a decepção com a universidade não está somente relacionada com a estrutura, com os colegas de turma ou com os professores. Existem outros fatores que fazem com que o estudante se decepcione ou mesmo se desmotive, como por exemplo: o fato da incerteza sobre a existência da profissão estudada num futuro próximo. Neste caso, o estudante pode estar se dedicando a uma profissão que poderá não existir daqui a 5 ou 10 anos.

2 - Você consegue perceber alguma estratégia para combater a evasão universitária na instituição de ensino onde você trabalha/trabalhou ou estuda/estudou?

Principais insights:

• Somente 11% dos entrevistados afirmaram que a universidade tem um plano definido para combater a evasão. Se não existe um plano, provavelmente não existirão melhorias e ações concretas para resolver ou contornar o problema. Neste caso, os estudantes continuarão a desistir do curso e a instituição somente notará o fato quando os mesmos não efetuarem a matricula do semestre posterior.

3 - Você acredita que a instituição de ensino pode ajudar o aluno com problemas financeiros?

Principais insights:

• Mais de metade acredita que a universidade pode prover soluções concretas para ajudar o aluno com a parte financeira.

4 - Você acredita que a instituição de ensino pode ajudar o aluno com problemas vocacionais?

Principais insights:

• Existe uma grande convicção de que a instituição pode ajudar os estudantes com problemas vocacionais (Ao todo, 87% dos entrevistados).
  • No entanto, existe uma forte recomendação para que os problemas sejam resolvidos com o apoio de um profissional especializado (70% dos entrevistados).

5 - Você acredita que a instituição de ensino pode resolver os problemas de relacionamento entre o aluno e o professor?

Principais insights:

• Novamente existe uma grande convicção de que a instituição pode sanar os problemas de relacionamento entre o aluno e o professor (Ao todo, 87% dos entrevistados).

Conclusões:

De acordo com o pesquisa, o panorama sobre a evasão universitária é bem claro. As pessoas sabem o que provocam as evasões, as pessoas reconhecem que a instituição pode resolver ou amenizar algumas das causas destes problemas, porém a maioria das instituições não conta com um plano efetivo de combate à evasão.

Elaborar um plano de retenção bem definido é primordial para que o combate à evasão possa ser efetivo. Muitas instituições acreditam que o problema não tem solução ou que é muito complicado de ser resolvido. Porém, iremos divulgar neste blog diversos resultados alcançados com casos reais vivenciados em universidades brasileiras. O nosso objetivo é que fazer com que estes resultados inspirem a sua instituição a enfrentar de frente o problema da evasão.

Sendo assim, não deixe de nos acompanhar. E para que o acompanhamento seja mais produtivo, considere a possibilidade de se inscrever no nosso newsletter. Assim, você receberá artigos como este diretamente no seu e-mail (gratuitamente) .

Se preferir envie seus comentários para o email: info@innervision.com.br .

Tags relacionadas: evasão, evasão universitária, pesquisa evasão, combate á evasão, retenção de alunos, permanência de alunos, Plataforma Sucesso Universitário, Plataforma SU

©2019 Innervision. Todos os direitos reservados.

Alameda Sarutaiá, 160 - Jardim Paulista

São Paulo - SP | CEP: 01403-010