Evasão por problemas financeiros

17/09/2018 | Atualizado ás 08:55h

Se a instituição não tem como ajudar o estudante é melhor não abordá-lo.

Não existem dúvidas que os problemas financeiros são uma das principais causas da evasão, especialmente para as instituições de ensino privado.

Este é um problema delicado que deve ser tratado com muita cautela pelos gestores da instituição. Neste artigo, iremos expor algumas ideias e possíveis soluções que podem ser adotadas pelas instituições de ensino, mais especificamente as instituições privadas.

O primeiro ponto que devemos destacar é que prever que um estudante irá evadir por conta de dificuldades no pagamento das mensalidades não é uma tarefa tão complexa como possa parecer. Na verdade, o estudante que terá dificuldades para pagar as mensalidades deixa sinais claros que não tem condições para arcar com este compromisso.

Nos casos reais tratados na Plataforma Sucesso Universitário, as possíveis evasões por problemas financeiros puderam ser antecipadas com até 3 meses de antecedência. Portanto, é possível concluir que existe tempo suficiente para que uma ação seja tomada no sentido de evitar a desistência.

No entanto, o grande desafio aqui é como a instituição poderá ajudar o aluno com seu problema. Se a instituição não possui soluções concretas para resolver o problema, o melhor é não abordar o aluno neste sentido. Isto porque, o aluno poderá interpretar o contato com uma cobrança de mensalidades atrasadas e não como uma ajuda.

É importante que fique claro para a instituição que a cobrança de mensalidades atrasadas é uma coisa e a solução para resolver o problema financeiro do estudante é outra completamente distinta.

Listamos abaixo algumas das possíveis ações concretas que a universidade pode adotar para ajudar o estudante com os problemas financeiros:

• Crédito estudantil fornecido pela própria instituição
  • Crédito estudantil fornecido por alguma instituição de crédito parceira
  • Bolsas de estudos integrais ou parciais
  • Desconto na mensalidade
  • Apoio para conseguir financiamentos estudantis (federal, estadual ou municipal)
  • Acordos financeiros entre o estudante e a instituição (condições de pagamento diferenciadas)
  • Atividades remuneradas executadas pelo estudante dentro da própria instituição

Se a instituição dispõe de alguma destas soluções, então o contato com o aluno deve ser realizado. Neste caso, o contato poderá ser realizado pelo setor especializado em benefícios ou até mesmo pelo próprio coordenador do curso, uma vez que a instituição está agindo de forma pró-ativa para ajudar o estudante com o problema.

Como foi mencionado anteriormente, se a instituição não dispõe de soluções, o contato com o aluno deve ser evitado. Obviamente, a cobrança de eventuais mensalidades atrasadas ficará a cargo do setor de cobrança ou setor financeiro da instituição, porém neste caso, o objetivo do contato terá um propósito distinto.

Tags relacionadas: evasão, evasão universitária, previsão de evasão, combate á evasão, evasão por problemas financeiros, retenção de alunos, permanência de alunos, Plataforma Sucesso Universitário, Plataforma SU